Voltar a Home do Gerentes Gerentes - Adicione aos favoritos Siga: Gerentes no Facebook Gerentes no Twitter Gerentes no Linkedin Gerentes no Google Plus Cadastre-se no Gerentes Cadastre-se

O conteúdo desta página requer a nova versão do adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Compartilhe

seu nome:

seu e-mail:

nome do seu amigo:

e-mail do seu amigo:

Comentário:

O monstro dormiu
Por Rodrigo Dantas

15 de Dezembro de 2012

O Monstro Dormiu. Ou cochilou. A líder mundial em recrutamento Monster anunciou no começo de Dezembro o encerramento das operações no Brasil. Alegando que o modelo de negócios no Brasil não é bom. Eis a dúvida. “Não é bom?”
O Monstro Dormiu. Ou cochilou. A líder mundial em recrutamento Monster anunciou no começo de Dezembro o encerramento das operações no Brasil. Alegando que o modelo de negócios no Brasil não é bom. Eis a dúvida. “Não é bom?” A Monster possui uma operação bem ampla mundialmente. A união com o Hotjobs americano criou um verdadeiro monstro em recrutamento online. Mas esse monstro não se mostrou tão amedrontador aqui no Brasil. A empresa informou através de nota que o perfil de recrutamento no Brasil é inadequado para a estratégia da empresa, já que aqui o Candidato paga pelo serviço na maioria dos portais. O negócio da Monster é exatamente o inverso: onde a empresa contratante paga à consultoria por assessorar todas as etapas da contratação. Segundo eles, é difícil convencer o empresário brasileiro pagar um serviço desse nível de recrutamento. A maioria das empresas brasileiras contrata candidatos sem pagar nada por isso. Quem paga é o candidato que cadastra o perfil em diversos portais. Muito deles são gratuitos.

A grande dúvida é: a Monster entrou no Brasil sabendo disso? Sim. Para uma empresa desse tamanho não traçar uma boa estratégia num país como o Brasil é loucura. Não é o caso da Monster. Como apenas um crítico dessa notícia acho somente uma pena a história ter um contexto de “Brasil Problema.” Estive na Monster 2 vezes em 2011 para um projeto. Conheci gente muito boa lá dentro, profissionais com grandes histórias profissionais. Mas não é bem por aí não. Se fosse assim empresas como Vagas.com.br e a maioria das Recrutadoras de Altos Executivos estariam com problemas. E temos exatamente um movimento reverso. A crise económica existe, não é aparente, mas existe. Mas é agora que o papel dessas Consultorias, Headhunters, Sites de Recrutamento e agências de recolocação terão que mostrar sua importância. Ter a pessoa certa, para o cargo certo é cada vez mais difícil nas empresas nos dias de hoje. Com o que está por vir vai sem mais indispensável ainda.

A Monster chegou ao Brasil com imagem moderna, inovadora e conversando de forma direta com candidatos e empresas. Se pudesse opinar de forma neutra, a saída da Monster está exatamente ligada a uma coisa comum que as empresas Multinacionais sofrem ao vir para o Brasil: Não se transformarem em brasileiras. Precisa ser transnacional. Ser transnacional é se tornar de fato parte do país. Não olhar de fora. Olhem o exemplo de Facebook Brasil e Google Brasil, as 2 empresas apesar de americanas já começaram a operação tupiniquim com presidentes genuinamente Brasileiros. A Monster nunca teve um “Cabeça Brasileiro.” Apesar da maioria dos Gerentes serem daqui, a última decisão vinha sempre de uma pessoa estrangeira ou da matriz. Poucos diretores eram brasileiros e a maioria deles eram profissionais vindo de outros países. Estamos estudando e assistindo de perto exemplos muito parecidos com o da Monster no Brasil. No caso da Monster em si, acredito que a operação vai terminar sem ganhos ou perdas e sim no chamado “Zero a Zero”. O slogan da Monster.com.br era “Siga sua Paixão”.


O Brasil não é coisa fácil não, mas é sim a oportunidade das américas.

Compartilhe

Outros artigos de Rodrigo Dantas

Nome:
E-mail:
COMENTÁRIO:
Fernando Brusque Postado em 15/12/2012
Díficil, mas não impossível. Catho, Curriculum.com, Michael PAge todas tem problemas, porém o Vagas.com.br tem o mesmo modelo e esta segurando o rojão, todos parecem ter um foco diferente...será que estão fazendo direitinho? Ainda existe agencia de emprego...tsc

Nome:
E-mail:
RESPOSTA:

+ Publicidade

Assine a NewsLetter do Gerentes e fique atualizado com o melhor conteúdo de Gestão da WEB

Fique atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail!

Digite seu e-mail:

+ Ultimos Artigos

11/11/2013 - COMO REEQUILIBRAR O MERCADO...

05/11/2013 - Como Lidar com Tanta...

14/10/2013 - Que Futuro aguarda o...

14/10/2013 - Brasileiros made in China...

14/10/2013 - Festa de confraternização...

14/10/2013 - Começar a trabalhar...

14/10/2013 - Proxis Anuncia Nova Diretora...

26/09/2013 - O que influencia o comportamento...

23/09/2013 - Os Cinco T´s dos Eventos...

02/09/2013 - Assessoria de imprensa:...

22/08/2013 - Estamos em crise?...

02/08/2013 - Larguei emprego para...

28/06/2013 - Consumidor e Serviços...

22/06/2013 - Diga não ao derrotismo...

19/06/2013 - O capitalismo não é...

SOBRE NÓS

Acreditamos que com esses 2 elementos todo líder deve obter o sucesso mais rápido e mais consistente! E sua visita aqui é importante por isso. Nosso objetivo secundário é disseminar a discussão entre gestores de todos os segmentos, ouvir, criar e ainda assim ser um link entre você e sua carreira. Acreditamos no café do corredor, no bom humor, no almoço de negócios, feedbacks e reuniões que durem menos 15 minutos.