Voltar a Home do Gerentes Gerentes - Adicione aos favoritos Siga: Gerentes no Facebook Gerentes no Twitter Gerentes no Linkedin Gerentes no Google Plus Cadastre-se no Gerentes Cadastre-se

O conteúdo desta página requer a nova versão do adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Compartilhe

seu nome:

seu e-mail:

nome do seu amigo:

e-mail do seu amigo:

Comentário:

O líder e o auto-coaching
Por P. Gerentes

30 de Janeiro de 2012

O líder, nós sabemos, é muitas vezes um profissional solitário, que deve tomar decisões sem poder consultar membros de sua equipe, que não pode ou não deve pedir ajuda ao seu superior
O líder, nós sabemos, é muitas vezes um profissional solitário, que deve tomar decisões sem poder consultar membros de sua equipe, que não pode ou não deve pedir ajuda ao seu superior 
O líder, nós sabemos, é muitas vezes um profissional solitário, que deve tomar decisões sem poder consultar membros de sua equipe, que não pode ou não deve pedir ajuda ao seu superior, ele deve mostrar e até mesmo inspirar seus liderados com sua forma de gerir e trabalhar com sua capacidade de tomar decisões.

O auto-coaching é o processo de aplicar o coaching em si mesmo. Ele é muito válido e utilizado para metas de médio e longo prazo, mas pode ser uma excelente solução para decisões imediatas.

Liderar, hoje em dia, é inspirar, ajudar no desenvolvimento de cada indivíduo, delegar e premiar. O líder tem o poder de ajudar os membros de sua equipe em seu caminho de desenvolvimento profissional. Mas ele deve também saber lidar com as questões pessoais, ele é mentor, aconselha, ouve e ensina, por isso hoje só temos espaço para o líder coach. Qualquer líder que ainda se fizer preso às características de liderança de algumas décadas atrás, se verá em constante conflito pessoal, enfrentará diversos problemas com sua equipe, além da provável constante substituição de funcionários insatisfeitos.

Pela evidente e atual importância de se transformar, o coaching parece ser o melhor caminho para o líder, pois ele, antes de tudo, proporciona o auto-conhecimento, o desenvolvimento pessoal e assim, nos transforma em melhores líderes, o auto-coaching é uma ferramenta poderosa para tomada de decisões e até mesmo para, melhor visão do que ocorre com sua equipe.

O auto coaching pode ser aplicado de diversas formas. Algumas pessoas se sentem melhor como se em uma real sessão de coaching, alguns utilizam o espelho, sentem que assim podem encontrar recursos ainda mais valiosos. Já outros profissionais fazem uma relação de simples perguntas, como eu por exemplo. O ideal é encontrar o melhor treinamento, com o qual se sinta mais a vontade, dele obterá as melhores ferramentas para o melhor processo pessoal.

Temos sempre que levar em conta, durante um processo de auto-coaching, que não só nossas próprias experiências, valores e princípios devem ser considerados. Uma vez que essa resposta terá impacto sobre toda uma equipe, deve-se ter em mente a dinâmica e os valores da equipe e da empresa também, senão é certo que o impacto não será totalmente positivo para a empresa e o cliente.

O mais indicado é que se faça um bom curso de coaching, pois apenas a leitura de um bom livro sobre o assunto não é suficiente. Afinal ele só saberá aplicar um processo positivo em si mesmo se o dominar por completo. Mas existem algumas técnicas dispostas em livros disponíveis no mercado que podem ser úteis para aqueles que já pensam em rever sua forma de liderar.

Para aqueles que tem interesse em treinamentos, indico os treinamentos da Illuminata Brasil e da Você vencedor (www.iluminattabrasil.com.br e www.vocevencedor.com.br), International Coaching Certification Training da Lambent do Brasil (www.lambent.com) e o Líder do futuro oferecido pela Crescimentum (www.crescimentum.com.br).



Por Caroline Laurain Contatos: caroline@insightcoaching.com.br / carollaurain@gmail.com Telefones: 11 3061.2426 e 11 9651.7825.

Compartilhe

Outros artigos de P. Gerentes

Nome:
E-mail:
COMENTÁRIO:

+ Publicidade

Assine a NewsLetter do Gerentes e fique atualizado com o melhor conteúdo de Gestão da WEB

Fique atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail!

Digite seu e-mail:

+ Ultimos Artigos

11/11/2013 - COMO REEQUILIBRAR O MERCADO...

05/11/2013 - Como Lidar com Tanta...

14/10/2013 - Que Futuro aguarda o...

14/10/2013 - Brasileiros made in China...

14/10/2013 - Festa de confraternização...

14/10/2013 - Começar a trabalhar...

14/10/2013 - Proxis Anuncia Nova Diretora...

26/09/2013 - O que influencia o comportamento...

23/09/2013 - Os Cinco T´s dos Eventos...

02/09/2013 - Assessoria de imprensa:...

22/08/2013 - Estamos em crise?...

02/08/2013 - Larguei emprego para...

28/06/2013 - Consumidor e Serviços...

22/06/2013 - Diga não ao derrotismo...

19/06/2013 - O capitalismo não é...

SOBRE NÓS

Acreditamos que com esses 2 elementos todo líder deve obter o sucesso mais rápido e mais consistente! E sua visita aqui é importante por isso. Nosso objetivo secundário é disseminar a discussão entre gestores de todos os segmentos, ouvir, criar e ainda assim ser um link entre você e sua carreira. Acreditamos no café do corredor, no bom humor, no almoço de negócios, feedbacks e reuniões que durem menos 15 minutos.