Voltar a Home do Gerentes Gerentes - Adicione aos favoritos Siga: Gerentes no Facebook Gerentes no Twitter Gerentes no Linkedin Gerentes no Google Plus Cadastre-se no Gerentes Cadastre-se

O conteúdo desta página requer a nova versão do adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Compartilhe

seu nome:

seu e-mail:

nome do seu amigo:

e-mail do seu amigo:

Comentário:

O Sabor da Vitória
Por Rodrigo Dantas

24 de 08 de 2012

Gosto da idéia de pensar que aquele que subiu no pódio lutou muito para chegar lá. Me conforta saber que sangue e suor foram instrumentos para a conquista de um título. É extremamente gratificante saber que Ayrton Senna, Michael Jordan e Pelé não são frutos de patrocínio e interesse comercial somente. Eu realmente acredito que são gênios.
Gosto da idéia de pensar que aquele que subiu no pódio lutou muito para chegar lá. Me conforta saber que sangue e suor foram instrumentos para a conquista de um título. É extremamente gratificante saber que Ayrton Senna, Michael Jordan e Pelé não são frutos de patrocínio e interesse comercial somente. Eu realmente acredito que são gênios.









Qual o sabor da vitória? Ela existe em todos momentos do dia: pequenas, grandes e fantásticas. As pequenas estão nas nossas conquistas diárias, de conseguir sucesso nas pequenas coisas como por exemplo fechar um bom contrato ou conseguir um elogio. As grandes costumam vir na forma prática de conseguir um grande emprego ou uma promoção. Alguns dizem que é uma sensação passageira, não acho. Mesmo as pequenas conquistas costumam vir de forma natural. E marcam.

Quando penso em algo maior que isso imagino um atleta ganhando uma medalha olímpica. Gosto da idéia de pensar que aquele que subiu no pódio lutou muito para chegar lá. Me conforta saber que sangue e suor foram instrumentos para a conquista de um título. É extremamente gratificante saber que Ayrton Senna, Michael Jordan e Pelé não são frutos de patrocínio e interesse comercial somente. Eu realmente acredito que são gênios. E que para chegar lá, foram acima da média. “Suaram a camisa.” E foram além: construiram histórias de sucesso baseadas em disciplina,  dedicação e além de tudo: perserverança. São gênios por isso. Esse é o real sentido da vitória: colher grandiosamente aquilo que plantou.

No dia 23/08/2012 Lance Armstrong para muitos o maior ciclista da história pôs fim em apenas uma frase em toda carreira até então vitoriosa. Ele é acusado de dopping desde 1998. Segundo provas ele faz uso de um produto chamado EPO – um poderoso esteróide que acelera o metabolismo e transforma atletas de boa resistência em máquinas de correr e pedalar. A substância é altamente proibida para uso humano, ainda mais nos atletas. A substância foi encontrada na urina do ciclista. Além disso ele é acusado de transfusão de sangue também. Tudo para melhorar o rendimento absurdo dele.

Lance Armstrong é considerado o maior nome do ciclismo até hoje. Venceu simplesmente 7 vezes a volta da França. O Tour de France é a mais desafiadora e prestigiada prova de ciclismo do mundo: 3000 km de terrenos irregulares, pistas, morros e etc. A prova existe desde 1903. Lance ganhou nada mais do que 7 vezes, seguidas. De 1999 a 2005. Um fenômeno do esporte. Ele já tinha ganho o título mundial em 1993.

Dois anos antes de sua primeira conquista em 1999 do Tour de France, ele foi diagnosticado com câncer nos testículos. Já ciclista ele se afastou do esporte para tratamento. Curado, montou a Lance Armstrong Foundation – para ajudar as vitímas da doença. A pulseira amarela do Lance é mundialmente conhecida.

O que dizer de um atleta que se curou do câncer? Que ainda assim, lutou para voltar a ser um campeão, ganhou 7 títulos impossíves seguidos? 

Ontem eu li do próprio Armstrong que ele não ia lutar contra as acusações. No Twitter ele disse que não vai insistir em se defender. Todas suspeitas e denúncias feitas para atestar que Lance usava dopping foram até ontem improcedentes. Armstrong e seus advogados tinham até o dia de ontem(23/08) para apresentar defesa de quase 9 anos de acusações. Não apareceu ninguém: nem o atleta, nem a defesa, tampouco uma notificação dizendo o porquê da ausência. 

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) confirmou nesta manhã que Armstrong perderá todos títulos da carreira e será banido do esporte. 

Ao exemplo do popular “quem cala consente” eu fiquei um tanto frustrado com essa declaração. Como uma pessoa pode ser tão incorreta de não querer se defender? Ele praticamente se entregou de uma forma baixa, desonesta. Me preocupo com isso. É gratificante vencer assim? Ganhar dinheiro e fama através de um artício illegal? Não. Deve existir uma enganosa sensação de vitória em quem usa esses artíficios e consegue ganhar. Fico até com receio da onipresença de Usain Bolt – eu ficaria muito triste de uma notícia dessas no futuro. A conquista do Lance tinha tudo para ser fantástica. Não é. Ele deixou de lado tudo que nomes do esporte como Kelly Slater, Pelé, Senna, Federer, Tiger Woods, Muhammad Ali, Usain Bolt e todos os grandes representam. 

Não podemos confundir com sorte. Se estiver preparado, a sorte sempre estará do seu lado. É muito comum as pessoas olharem de fora uma situação de sucesso e simplesmente subestimar o esforço e dedicação de uma história de sucesso. Muitas vezes o erro desse julgamento é cometido com argumentos baixos como “Ele conseguiu porque o pai ajudou”, “Fulano tem sorte, tem patrocínio”, “Ele conseguiu vencer na vida, porque naquela época não tinha concorrência”. Coisas desse tipo são apenas bobagens disfarçadas de cegueira. 

É a mesma coisa que dizer que o Pelé foi Rei porque naquela época o futebol não era moderno. Blá Blá Blá. Porque então não existiu um outro homem capaz de ser à altura?

Qual o sabor da vitória? Se um dia me derem 1 mílimetro de vantagem, seja numa corrida ou numa prova qualquer eu vou recusar. E se por acaso eu me confrontar com a sorte, vou entender que eu estava preparado para isso. 

O Sabor da Vitória é se superar. Ir além. A batalha tem que ser interna. E deitar a cabeça no travesseiro consciente.

Compartilhe

Outros artigos de Rodrigo Dantas

Nome:
E-mail:
COMENTÁRIO:

+ Publicidade

Assine a NewsLetter do Gerentes e fique atualizado com o melhor conteúdo de Gestão da WEB

Fique atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail!

Digite seu e-mail:

+ Ultimos Artigos

11/11/2013 - COMO REEQUILIBRAR O MERCADO...

05/11/2013 - Como Lidar com Tanta...

14/10/2013 - Que Futuro aguarda o...

14/10/2013 - Brasileiros made in China...

14/10/2013 - Festa de confraternização...

14/10/2013 - Começar a trabalhar...

14/10/2013 - Proxis Anuncia Nova Diretora...

26/09/2013 - O que influencia o comportamento...

23/09/2013 - Os Cinco T´s dos Eventos...

02/09/2013 - Assessoria de imprensa:...

22/08/2013 - Estamos em crise?...

02/08/2013 - Larguei emprego para...

28/06/2013 - Consumidor e Serviços...

22/06/2013 - Diga não ao derrotismo...

19/06/2013 - O capitalismo não é...

SOBRE NÓS

Acreditamos que com esses 2 elementos todo líder deve obter o sucesso mais rápido e mais consistente! E sua visita aqui é importante por isso. Nosso objetivo secundário é disseminar a discussão entre gestores de todos os segmentos, ouvir, criar e ainda assim ser um link entre você e sua carreira. Acreditamos no café do corredor, no bom humor, no almoço de negócios, feedbacks e reuniões que durem menos 15 minutos.