Voltar a Home do Gerentes Gerentes - Adicione aos favoritos Siga: Gerentes no Facebook Gerentes no Twitter Gerentes no Linkedin Gerentes no Google Plus Cadastre-se no Gerentes Cadastre-se

O conteúdo desta página requer a nova versão do adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Compartilhe

seu nome:

seu e-mail:

nome do seu amigo:

e-mail do seu amigo:

Comentário:

Sobre Otários e Sacanas
Por Luciano Pires

12 de 09 de 2012

Num período de 72 horas fui sacaneado pela Sky, VivoTv, Avianca e Nextel. Reclamei, liguei para os canais (in)competentes, passei horas ao telefone falando com atendentes que não tem como resolver os problemas...
Num período de 72 horas fui sacaneado pela Sky, VivoTv, Avianca e Nextel. Reclamei, liguei para os canais (in)competentes, passei horas ao telefone falando com atendentes que não tem como resolver os problemas...
Num período de 72 horas fui sacaneado pela Sky, VivoTv, Avianca e Nextel. Reclamei, liguei para os canais (in)competentes, passei horas ao telefone falando com atendentes que não tem como resolver os problemas, ouvi promessas que sabia que não seriam cumpridas e quando forcei a barra para que os atendentes dissessem claramente (para que ficasse gravado) as propostas indecentes que me fizeram, as ligações eram derrubadas, etc etc etc. Nada que você não conheça. O tempo passa, a Anatel, a Anvisa, a Infraero e o governo ameaçam endurecer, mas não adianta: no Brasil, todo consumidor é um otário.

A alternativa é não consumir os produtos das empresas que nos sacaneiam, não é? Bem, se você puder abrir mão, é uma boa saída, mas nem sempre isso é possível. No meu caso, por exemplo, telefonia celular e tv a cabo são ferramentas de trabalho das quais não posso prescindir. Então fico refém das empresas sacanas.

Existe uma diferença entre empresas incompetentes e empresas sacanas. As incompetentes são aquelas que são ruins por incapacidade técnica, equipes fracas e atendimento medíocre. Mas como só são ruins por incompetência, existe uma esperança de melhoria no futuro. Temos muitos exemplos de empresas que aprenderam com os erros e melhoraram com o tempo.

Já as sacanas, não melhoram. Sabem da incompetência e continuam medíocres. Mantém um atendimento péssimo enquanto gastam milhões nas propagandas que espalham promessas e criam expectativas. Pagam por processos que dificultam a vida de seus clientes. As sacanas marcam e não aparecem. Cancelam e não avisam. Vendem e não entregam. Deixam esperando na linha. Aumentam valores sem avisar. E por aí vai.

Mas empresas não podem ser sacanas. Só gente que pode. Empresas são sacanas quando tem lideranças sacanas, normalmente com MBAs, roupas bacanas e discursos cheios de palavras da moda. Gente que trata os problemas dos clientes como estatísticas e fica satisfeita com aquele 1% de reclamações, sem atentar que para o cliente que reclama a insatisfação é 100%.

Esses manés merecem nosso repúdio e indiferença. São eles – e não o atendente ignorante do 0800 ou a moça do balcão da cia aérea - a razão principal dos problemas. 

Escolado, optei pelo bom humor. Fui sacaneado? Vou para as mídias sociais, crio imagens, publico comentários e aos poucos vou incomodando esses mastodontes. O Twitter é fantástico, algumas empresas sacanas monitoram e fazem contato imediatamente. O Linkedin é precioso para encontrar os líderes dessas empresas e fazer contato direto. E receber um comentário no Facebook como: “Eu estava prestes a fechar um negócio com essa empresa. Obrigado pelo alerta, não farei isso!”, não tem preço.

É minha vingança silenciosa: garanti um otário a menos para ser sacaneado.


Portanto, se você for sacaneado, não perca tempo brigando com aqueles pobres coitados dos atendentes. Procure o sacana.
Ele é o chefe.


Luciano Pires

Compartilhe

Outros artigos de Luciano Pires

Nome:
E-mail:
COMENTÁRIO:

+ Publicidade

Assine a NewsLetter do Gerentes e fique atualizado com o melhor conteúdo de Gestão da WEB

Fique atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail!

Digite seu e-mail:

+ Ultimos Artigos

11/11/2013 - COMO REEQUILIBRAR O MERCADO...

05/11/2013 - Como Lidar com Tanta...

14/10/2013 - Que Futuro aguarda o...

14/10/2013 - Brasileiros made in China...

14/10/2013 - Festa de confraternização...

14/10/2013 - Começar a trabalhar...

14/10/2013 - Proxis Anuncia Nova Diretora...

26/09/2013 - O que influencia o comportamento...

23/09/2013 - Os Cinco T´s dos Eventos...

02/09/2013 - Assessoria de imprensa:...

22/08/2013 - Estamos em crise?...

02/08/2013 - Larguei emprego para...

28/06/2013 - Consumidor e Serviços...

22/06/2013 - Diga não ao derrotismo...

19/06/2013 - O capitalismo não é...

SOBRE NÓS

Acreditamos que com esses 2 elementos todo líder deve obter o sucesso mais rápido e mais consistente! E sua visita aqui é importante por isso. Nosso objetivo secundário é disseminar a discussão entre gestores de todos os segmentos, ouvir, criar e ainda assim ser um link entre você e sua carreira. Acreditamos no café do corredor, no bom humor, no almoço de negócios, feedbacks e reuniões que durem menos 15 minutos.